Serviços

A LogPartners é referência de mercado nos serviços de outsourcing da gestão de fretes através de sua Central de Serviços Compartilhados.

Os principais serviços prestados são:

Abaixo apresentamos cada um deles e os benefícios gerados na sua adoção.

Auditoria de Fretes

É o serviço que objetiva auditar os valores de frete cobrados pelas transportadoras. Estes são confrontados com os valores negociados assegurando que o valor cobrado nas faturas, conhecimentos e NFs de serviços de frete estejam de acordo com os embarques realizados e os serviços efetivamente prestados.

Célula de cadastros

O coração da auditoria é a manutenção das tabelas de preços dos fretes e para isso a LogPartners mantém conceito de “célula de cadastros” para garantir a acuracidade dos dados.

Benefícios

  • Redução do custo de frete – Existe possibilidade de ganhos expressivos, como os de nosso cliente Puma, que apontou redução de frete entre 15% a 20% (acesse o case: Puma);
  • Redução de headcount – A equipe que ficava responsável pela parte operacional fica disponível para outras atividades de maior valor agregado;
  • Eliminação do backlog no pagamento dos transportadores com fluidez e segurança;
  • Maior transparência na Auditoria de Fretes e Pagamentos;
  • Maior visibilidade dos processos de conferência dos Fretes.

Avaliação de transportadores

É sabido que a relação entre embarcadores e transportadores nem sempre é fácil, pois quando as ocorrências acontecem o nível de conflito pode aumentar bastante desgastando o relacionamento entre as partes. É importante para o fortalecimento da relação embarcador/transportador, que existam processos claros e mensuráveis.

Este serviço trata dos procedimentos relacionados ao processo de avaliação de performance do transportador. São definidos os critérios de avaliação para o cálculo dos indicadores de desempenho das transportadoras. Estes dados podem estar associados a ocorrências, como, por exemplo, indicadores de pontualidade de entrega, custo por quilômetro rodados e custos extras.

O coração da auditoria é a manutenção das tabelas de preços dos fretes e para isso a LogPartners mantém conceito de “célula de cadastros” para garantir a acuracidade dos dados.

Benefícios

Os principais ganhos deste serviço são a melhor percepção do nível de atendimento do transportador oferecido aos clientes permitindo estabelecer metas de melhoria deixando claro para o transportador o que se deseja e quais os indicadores de controle. Muitas vezes por falhas de comunicação, bons relacionamentos são desfeitos porque a confiança é balada e com uma avaliação profissional de performance evitamos essa situação.

Gestão de entregas

Entregar em dia é pilar para uma boa gestão logística e não é simples haja vista a complexidade do processo envolvendo vendas (datas prometidas), compras, produção e a efetiva entrega até o cliente final. A LogPartners, atua no apoio à gestão das entregas até cliente final, assumindo esse processo dentro do conceito de torre de controle fornecendo maior visibilidade das entregas.

Para o embarcador, a LogPartners disponibiliza um Dashboard que contém informações gerenciais para que seus clientes consigam acompanhar a performance das entregas de cada transportador, por região, cidade ou rota.

Para os clientes do embarcador (visão do destinatário), são disponibilizados links de rastreio (tracking analítico) para que possam acompanhar suas entregas por geolocalização obtendo a previsão de entrega.

Para os transportadores, a LogPartners disponibiliza um APP para que possam colher digitalmente os canhotos de entrega (conceito de canhoto digital) e apontar ocorrências de viagem.

Benefícios

O principal objetivo deste serviço é aumentar a eficiência das entregas e esse aumento pode gerar impactos positivos no faturamento e nos custos de transporte. A LogPartners utiliza a plataforma Confirma Fácil que apoiou a Farmax nessas questões provocando aumento de eficiência nas entregas para 94%. Esse aumento refletiu num incremento de 1,5% no faturamento e redução de 5% nos custos de frete (veja o case).

Apoio na geração de BID´s e Simulações de frete

BID´s

Monitorar os preços aplicados no mercado é de suma importância para que os custos de frete estejam sob controle. Parcerias entre embarcadores e transportadores são muito bem vindas, pois a proximidade acaba influenciando positivamente para a qualidade das entregas. O que não pode ocorrer é um aumento dos preços dos fretes cobrados pelas transportadoras em função dessa proximidade colocando em risco a política de governança corporativa.

A LogPartners apoia na construção dos BID´s para que se tenha o norte correto dos preços validando ou não os valores praticados pelos atuais parceiros de transporte abrindo oportunidades para outras transportadoras quando a relação custo-benefício apontar para esse caminho.

Simulação de Preços

Serviço que gera a simulação de preços com base histórica, de romaneio, de Solicitação de Transporte para determinação da transportadora. As simulações permitem quedas significativas nos valores de fretes.

Benefícios

Validar os preços dos atuais parceiros com os valores praticados no mercado. Ter argumentação para conter potenciais abusos no reajuste de tabelas. Manter uma lista de potenciais transportadoras no caso de surgir a necessidade de trocar de parceiro em determinada rota.

Contabilização e escrituração dos fretes

Garantir a correta contabilização dos fretes é o objetivo deste serviço. Para que ele seja realizado é imprescindível que a empresa já tenha subcontratado o serviço de auditoria de fretes, pois para que possamos fazer a contabilização dos conhecimentos, os valores dos impostos, tais como ICMS e ISS precisam estar corretos. Assim como é necessário o correto cálculo dos valores dos impostos a recuperar como crédito de ICMS, PIS, COFINS, CSLL ou recolhimento do ICMS ST, INSS autônomos e IRPF viabilizando também a escrituração fiscal e os lançamentos de provisão. Outro ponto importante é a validação fiscal dos CTe´s.

Problemas ocorrem com certa frequência e precisam ser tratados rapidamente para não gerar dificuldades de escrituração e contabilização. Um cancelamento de provisão, pode gerar mudanças nas contas contábeis ou nos centros de custo. Dois pedidos de venda podem seguir desagrupados onerando impostos indevidamente, fora os problemas ocasionados por notas fiscais enviadas com erro ou com atraso.

Benefícios

Não gerar multas ocasionadas por erros nos processos de contabilização e escrituração fiscal reduzindo a exposição fiscal de sua empresa.

Geração de visões gerenciais via Business Intelligence

A LogPartners já entrega uma série de visões gerenciais geradas através das plataformas de software: GKO FRETE e Confirma Fácil. Mas, existe a possibilidade dos clientes solicitarem outras visões gerenciais por necessidade situacional ou porque seu modelo de negócios exige um maior detalhamento e é para suprir essa demanda que esse serviço foi disponibilizado.

A LogPartners trabalha com o Power BI que é a plataforma de Business Intelligence da Microsoft para gerar visões gerenciais através de tabelas, indicadores de desempenho, gráficos avançados e dashboards (painéis) de informações.

Benefícios

Permitir a seus clientes solicitar diversos tipos de visões gerenciais que facilitem seu entendimento quanto a situação dos processos de gestão de frete terceirizados com a LogPartners facilitando a tomada de decisão.

Quer saber mais sobre a LogPartners?

Entre em contato que nós retornamos

Phone: (21) 2533 3503
E-mail: info@gko.com.br
Avenida Marechal Câmara, 260, Grupo 715
Rio de Janeiro - RJ